Quais são os tipos de manutenção?
Quais são os tipos de manutenção?
- Manutenção preventiva: pode ser planejada e ajuda a prevenir o aparecimento de falhas;
- Manutenção corretiva: normalmente é emergencial, e é usada quando o equipamento apresenta falhas que precisam ser corrigidas;
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é planejada, e seu objetivo é prevenir o aparecimento de falhas que poderiam levar à parada do equipamento.
O ideal é que ela seja aplicada em todos os ativos periodicamente, identificando possíveis pontos de atenção e assim corrigindo-os antes que se tornem problemas. Um exemplo: vamos imaginar a manutenção corretiva de um ar-condicionado que está funcionando normalmente.
Na inspeção, o técnico pode identificar que o aparelho precisa de limpeza ou que uma peça deve ser trocada. Como esses problemas foram identificados com antecedência, eles puderam ser corrigidos antes que causassem falhas e levassem à parada do ar-condicionado.
Manutenção corretiva
Por outro lado, a manutenção corretiva não é planejada e muitas vezes é emergencial. Ela deve ser aplicada quando o equipamento apresenta uma falha que precisa ser corrigida.
A manutenção preventiva muitas vezes diminui a necessidade de corretivas, já que se antecede às falhas. Quando isso não for possível, é preciso realizar todas as intervenções necessárias para que o ativo volte a funcionar.
Vamos voltar ao exemplo do ar-condicionado. Se o aparelho não estiver alcançando a temperatura desejada, o técnico deve ser chamado para entender onde está o problema e sugerir uma solução adequada, como troca de peças ou até substituição total do equipamento.